23 de fev. de 2013

A pressa

Tempo pra? Viver mais? Amar mais? Conviver mais? Pra que tanta pressa?
Buscamos sempre avanços tecnológicos, sociais e práticos do dia-dia e argumentamos essa busca no "ganhar tempo". Mas, volto a pergunta "Tempo pra?".
O que fazemos em nosso cotidiano, de tão importante e vital, para tentarmos sempre ganhar mais tempo para fazê-lo? Trabalho? Estudos? Compromissos? Tudo isso ocupa 2/3 de nossos dias (tirando as recomendadas 8horas de sono)?
Devemos sim trabalhar, já que o "trabalho é o que define o homem social" disse Marx, mas o quanto devemos? Com o que devemos trabalhar? Devemos sim estudar, já que é o modo que adquirimos conhecimento e aprendizado. Devemos sim arcar com nossos compromissos, pois são nossas palavras, confiança e responsabilidades em jogo.
Mas quanto tempo devemos dispor para tudo isso? Ou melhor, quanto tempo nós reservamos para VIVER? Os avanços em "ganhar tempo" foram ótimos, se avaliarmos o simples objetivo em que foram concebidos, mas um grande problema que levanto é para quê o homem quer mais tempo? Infelizmente para tudo, menos para viver esse tempo "a mais".
Quantos lugares novos conheceu nesse tempo a mais? Quantas pessoas conheceu? Quantos livros leu? Quantas poesias e músicas compôs? Quantas conversas, sem começo e nem fim, teve com seus familiares e amigos na sala de casa ou debaixo de uma árvore? Quantas caminhadas fez (ou a única corrida que faz é atrás de mais tempo?)?
Se procuras correr contra o tempo, que nunca parou sua caminhada ritmada em sua plena eternidade, é como correr atrás do vento, é vaidade!
Aqui adapto a conversa do gato de Cheshire com Alice,(acho que se fosse o coelho branco seria assim):
-          Gatinho de Cheshire (...) Poderia me dizer, por favor, como ter mais tempo?
-          Isso depende muito para quê quer esse tempo...
-          Para mim, acho que tanto faz...
-          Nesse caso, o tempo que já tens serve!



Nenhum comentário:

Conteúdo do Wonder Yourself sob licença de direitos autorais e Lucas Andrade. Informações sobre divulgação e reprodução de conteúdo clicando no objeto imagem Licença Creative Commons