15 de fev. de 2013

Sabimento IV

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses." - Sócrates
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Jesus (João 8 , vs 32)

Há inúmeros pensadores, estudiosos e filósofos que comparam Sócrates e Jesus. Eu aqui me caberei de apenas unir as frases acima com uma pergunta: "O que devemos conhecer?"
Sócrates afirma que o conhecer à si mesmo é o primeiro passo para o homem se libertar, assumir seus erros, sua ignorância no pouco que sabe (só sei que nada sei), e então buscar a verdade absoluta da vida (como todo filósofo). E o modo que ele induzia as pessoas à conhecerem à sí é o questionamento, dos mais simples aos mais profundos, até que a pessoa conseguisse olhar para sí mesma e recomeçar a entender sua vida, sentimentos e pensamentos.
Jesus disse estas palavras quando explicava aos judeus sobre o julgamento e a limitação do pensamento deles, e disse que se andassem ao seu lado e ouvindo seus ensimanentos, conheceriam a verdade e ela os libertaria. Jesus, predominantemente, pregava o amor, a igualdade entre os próximos, que o homem era pecador e deveria reconhecer isso para perdoar à si mesmo e buscar, depois, o perdão divino.
Alguma semelhança notada?
Deixando de lado as diferenças de época, crença e discurso, ambos eram homens de origem simples, andavam entre pobres e ricos, o que falavam mostrou às pessoas que os ouviam uma nova maneira de viver e pensar; foram condenados por isso (já que desestabilizavam as ordens políticas e sociais da época). E a semelhança na questão "o que devemos conhecer?" é nítida nos dois: a verdade está em cada um de nós! Devemos nos conhecer, achar nossos "pecados" (ou nossas falhas como seres humanos) e assumí-los, buscar repensar nosso jeito de viver, pensar e sentir. Sócrates nos ensina que devemos olhar para nós nos interrogando a questão de nós mesmos; Jesus nos ensina que somos iguais em nossas diferenças, que nossas verdades são diferentes e a cada um cabe a sua.
Busquemos nossa liberdade! Voemos até o universo e aos locais divinos!

Posts Relacionados: Série Sabimento

Nenhum comentário:

Conteúdo do Wonder Yourself sob licença de direitos autorais e Lucas Andrade. Informações sobre divulgação e reprodução de conteúdo clicando no objeto imagem Licença Creative Commons