Ouço Nietzsche me perguntando: "O que é 'bem' e o que é 'mal'?". Vinicius dizendo que nos encontramos, mesmo em nossos desencontros da vida. Apóstolo Paulo instruindo a não olhar para o passado, mas sim seguir nosso alvo a frente.
Queria saber se já pararam para pensar nisso. Já colocaram sua vida acima dos julgamentos do "certo e errado" que impõem a si mesmos? O que custa fazer e viver tudo por amor, já que o que se faz por amor, à si e ao próximo como à si mesmo, está além do bem e do mal.
Não importa o caminho tomado. Não imposta os desencontros e encontros. Aventuras e desventuras. Se estivermos seguindo nosso alvo pelo que nos faz felizes e realizados, estamos no caminho certo para nós.
O indivíduo pode mudar o meio à sua volta! Não somente ser influenciado por ele, como diz Marx. Sou dos que acreditam que um sorriso em meio a choros é contagiante, que um carinho em meio a tribulações é revigorante, que um momento de paz em meio as lutas diárias é necessário. Imagine...
Alguns podem nos chamar de "elevados espiritualmente", outros dizerem que somos "de bem com a vida"ou, até mesmo, que nosso mundo é diferente do deles. Mas aqui digo que o mundo físico à nossa volta é o mesmo, sofremos os mesmos julgamentos de "bem e mal" que o mundo faz, nos encontramos e desencontramos em nosso caminho, que sempre é para frente, ao nosso alvo, o que pode mudar é o mundo que construímos a nossa volta, mundo que o sorriso torna mais belo, o carinho torna menos doloroso e temos tempo para nos achar em paz conosco mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário