21 de jun. de 2013

Cadê o motorista?

Protestos pelo Brasil, população na rua, cartazes e gritos! Vejo "passeatas" pacíficas e protestos "vandalizados". Me pergunto: Cadê o motorista? Não digo o motorista de ônibus, que teve foco no início de tudo isso, mas digo o líder! Vídeos do "Anonymous Brasil" circulam com "As 5 causas", mas só há um problema: eles são anônimos (somos todos anônimos)! O papel deles, já fizeram ao canalizar informação, usar de artifícios de hacker, etc... Eles nos deram um mapa que devemos seguir, mas cadê o motorista com a habilitação necessária para conduzir-nos?
É ensurdecedor (não só pelo alto volume, mas pela incompreensão) dos uníssonos gritos que ouço e leio, eles mais parecem: "O povo, gigante, contra a copa gay da PEC!!". Não faz sentido algum! Temos que canalizar nossas forças, dar um passo de cada vez, ou nossa geração está tão acostumada assim, a querer as todas às coisas "rápidas e na hora que quer". Um passo de cada vez, pois qualquer um quando levanta, seja gigante ou não, e depois de tanto tempo de sono, primeiro se levanta (como fizemos), põe um pé de cada vez no chão, e depois caminha, um passo de cada vez. Depois de tanto tempo dormindo, precisamos de alguém que nos guie e reensine a andar.
E quem está sendo oportunista? Nós que, hoje, protestamos juntos por coisas que diversos partidos estão HÁ ANOS protestando e sempre foram desacreditados? Ou partidos, que olham uma grande massa nas ruas gritando e colocam suas bandeiras para aderirem e incorporarem a causa? Quem usa quem? Protestantes as causas partidárias, ou os partidos as causas dos protestantes (ressalto aqui, são na maioria dos casos as mesmas causas). Cadê o motorista para falar: "coloquem os cintos de segurança"? Cadê o motorista pra ordenar "quem entra no busão".E o que estamos vendo? 
Estamos assistindo o ônibus passar, meio desorientado ainda por faltar um motorista habilitado, e criticando alguns incidentes que ele causa? Ou estamos olhando quem está dentro dele, o que querem e a força que tem? Pois quem está no "coletivo", pode só saber o destino final dele e nem fazer ideia do caminho/ itinerário a ser percorrido. Pelo menos estão lá e precisam que alguém "puxe a cordinha" ou grite "próximo desce", ou seja, que alguém explique o que está acontecendo.
Muitos do que entraram nessa, são passageiros de primeira viagem. Nunca participaram de manifestações, protestos e até nem fazem ideia de como agir. Confundem "política" com "politicagem", distorcem o "direito democrático" para "a democracia defende meu preconceito" e por ai vai... Os piores são aqueles que usam o cenário atual para atacar quem tem nada com isso. Pedem por coisas que não estão em pauta para tirar o foco, mais ainda, do coletivo sem guia. "Fora fulano", "Vai Brasil", "Filma eu, tô no protesto".Por fim, gostaria que tudo isso não parasse. Felizmente (ou não), somos muitos. Desconexos em alguns pontos, mas querendo chegar a um lugar comum. O que nos falta é quem assuma o volante.

Nenhum comentário:

Conteúdo do Wonder Yourself sob licença de direitos autorais e Lucas Andrade. Informações sobre divulgação e reprodução de conteúdo clicando no objeto imagem Licença Creative Commons