1 de mar. de 2011

Luto

Fim. Morte.
O que há depois do fim? Se é o fim, por que haveria algo depois? Assim como não há algo novo, e sim inovações progressivas, não há fim. O término nunca chegará.
Quando algo se acaba, na realidade, apenas está ocorrendo uma mudança, uma coisa está deixando de ser como era, parecendo que se acabou, mas na verdade sua existência ainda prevalece; exemplificando: quando um ente morre, sua vida corpórea cumpriu seu tempo, porém sua vida permanece nas mentes, corações e marcas que deixou no mundo, sua vida não acabou, simplismente deixou de ser como era para assumir nova forma; quando se gradua na escola, o ensino não acaba, não importa se continuamos os estudos acadêmicos, todas as lições, tanto escolares quanto extra-curriculares (como convivência, submissão, obediência, etc.) serão exigidas na vida, e veremos que ainda temos muito o que aprender com a própria vida; quando um relacionamento amoroso é encerrado, não necessariamente a relação entre as pessoas também se encerra, apenas deve ocorrer uma adaptação as novas circuntâncias. Para todas estas coisas ocorrerem da melhor maneira possível, deve-se respeitar um período de tempo que podemos denominar “luto”.
Um período que para cada um tem uma duração diferente, usa-se roupas pretas por um dia, uma semana, um mês, para sempre... Tem-se férias de livros e professores por um mês, dois, um ano... Não relaciona-se com outro alguém em uma hora, um dia, dois dias, uma semana, um mês, mais... Assim sucessivamente, o tempo de luto só termina, na verdade deixa de vingar mas ainda existe, quando a própria pessoa se sente apta à viver naquela nova situação e circunstância.
O respeito ao luto pode perpetuar, de inúmeras maneiras, somente os bons momentos que se teve, as boas lembranças e o que vale ser lembrado.
post relacionado Progressão

3 comentários:

Bárbara Lobo disse...

Axo que essa é uma maneira de se consolar pelo fim de algo...
O fim de muitas coisas existe sim, mas não devemos ter medo disso, pois faz parte da vida. Começo, meio e fim !
Por exemplo o ente que morre, realmente ele permanecen vivo em nossas mentes, porém e quando nós morremos? chega o fim completo.

Luana disse...

Quando imaginamos que o fim, não é o fim realmente acho que isso nos da um conforto maior, para quem acredita como eu, eu acho que nunca chega ao fim.. sempre à algo a se fazer, à algo a dar continuidade. Nao acredito que algo chegue ao fim, que nossa vida chegue ao fim, como disse acho que tudo é sempre um recomço.

Gabriela Valentim disse...

Eu acho q não há fim, apenas um recomeço! Os estudos, os amores, a vida.
Aquilo que achamos ser o fim é a mudança pra uma nova fase, um aprendizado!

Conteúdo do Wonder Yourself sob licença de direitos autorais e Lucas Andrade. Informações sobre divulgação e reprodução de conteúdo clicando no objeto imagem Licença Creative Commons