Pane! O que fazer quando nossa mente trava, pára; por talvez não sabermos o que fazer, ou não esperarmos tal circunstância?
Não confunda sabedoria com conhecimento. Ser sábio é mais! Ser sábio é conceituar o conhecimento obtido, ser sábio é pensar em tudo a sua volta, ser sábio é não julgar e entender.
O inteligente, como disse meu professor de química do 2º Ano, aprende com seus próprios erros e não volta a cometê-los; todavia, o sábio analisa o erro dos outros, aprende com eles e, mesmo assim, não promete nunca cometê-los...
O sábio (verdadeiro) é quase um vidente, pois enquanto os espertos tentam lidar com as circunstâncias e perdem tempo "travados", parados, pensando em como lidar com o que se passa, o sábio projeta, previamente, todas as possibilidades e consequências, assim planejando todas as soluções, cada uma a qual com os fatos.
Não se aprende ser sábio em livros, textos ou histórias. Sábio é o que se torna sábio pelo simples fato de saber que está fazendo-o.
Mas "Não te consideres sábio a teus próprios olhos" (pro.3 ; 7) ,como disse Salomão, o mais sábio dos homens segundo a cultura judáica, o sábio não se considera sábio, ele simplesmente o é! "Escutai a correção e sede sábios, não a desprezeis." (pro. 8 ; 33)
Sobre a sabedoria, Nietzsche diz o seguinte: " A palavra grega que designa o sábio se prende, etimologicamente a sapio (eu saboreio), sapiens (o degustador)[...] A sabedoria é, assim, a arte de degustar, distinguir, discernir. O homem do saberes, diante da multiplicidade, "pecipta-se sobre tudo o que é possível saber, na cega avidez de querer conhecer a qualquer preço"; mas o sábio está à procura das "coisas dignas de serem conhecidas". Imagina um bufê: sobre a mesa enorme da multiplicidade, uma infinidade de pratos. O homem dos saberes, fascinado pelos pratos, se atira sobre eles: quer comer tudo. O sábio, ao contrário, pára e pergunta ao seu corpo: " de toda essa multiplicidade, qual é o prato que vai lhe dar prazer e alegria?" E assim, depois de meditar, escolhe um... "
Seja, deguste, não fique parado perdendo tempo, "travado" tentando se organizar, pois como disse Kant "Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.".
Posts relacionados: Série Sabimento
24 de set. de 2010
11 de set. de 2010
V zio
Sin-o fal-a,
n-m s-i o qu- não t-nho.
S-nto em m-m um vaz-o,
e-pero não -er, do mundo, um de-denho.
Quer- t-ques de am-r.
Que-o -eais ve-dades.
Qu-ro qu- -xista mais f-rvor.
Q-ero, ao menos, sentir sa-dades.
Sum- v-zio!
Suma vazio de mim!
n-m s-i o qu- não t-nho.
S-nto em m-m um vaz-o,
e-pero não -er, do mundo, um de-denho.
Quer- t-ques de am-r.
Que-o -eais ve-dades.
Qu-ro qu- -xista mais f-rvor.
Q-ero, ao menos, sentir sa-dades.
Sum- v-zio!
Suma vazio de mim!
Assinar:
Postagens (Atom)